3 de dezembro de 2015

Ser au pair de familia Judia SIM ou NÃO?

Oi gente!!!

Hoje eu to aqui pra contar pra vocês um pouco de como está sendo minha experiência como au pair de uma família judia e claro, dar algumas dicas. Eu estava guardando este assunto para gravar um vídeo, mas não me programei direito e acabei ficando sem tempo para gravar. Mas enfim, se você ainda não fechou seu match, ou existe alguma família judia interessada no seu perfil, você deve parar um pouco para analisar algumas coisinhas, como por exemplo: 

Nível de tradição judaica

Nem toda família judia é igual, existem famílias pouco tradicionais que nem guardam o sábado, assim como existem família suuuper tradicionais que nem podem comer em restaurantes por causa da dieta Kosher.
Minha família é do tipo TRADICIONAL meu host foi nascido e criado em Israel e minha hosta nascida nos EUA porem "criada" em Israel. Eles guardam o sábado, minhas kids falam Inglês e Hebraico, estudam em escola judaica, seguem a dieta Kosher e pra minha "sorte" ainda são vegetarianos.

Falando em Dieta
Esse é um dos mais ou menos 30 símbolos da dieta judaica. Aqui em casa não entra nada sem este simbolo. Meus hosts não são do tipo que deixam de comer em restaurantes, mas eles seguem a risca a alimentação kosher em casa e eu cai de bobeira nessa dieta, porque o que eu não sabia antes de fechar o meu match é que eu não poderia nem trazer para casa nada que não fosse kosher. 
Além desse detalhe, existem algumas outras regrinhas que ainda tenho medo de esquecer, como por exemplo: NUNCA deixar as criançaas beberem leite se eles comerem carne (meu hosto não é vegetariano, as vezes mas beeeem as vezes mesmo ele cozinha uma carne pra me deixar feliz rsrs) e quando isso acontece eu fico igual uma barata tonta na cozinha, porque os pratos, os talheres e até a bucha de lavar vasilha tem que ser diferentes dos normalmente usados para comida "normal" rsrs.

O tal do sabbath

Pensa um negócio que me dá preguiça: É o tal do Sabbath. Na minha primeira semana aqui foi super weird quando vi tudo acontecendo pela primeira vez neh?! 
  • Minha hosta cozinha toda comida do fds na quinta feira e não pode mais ligar o fogão, eles tem um aparelho que mantém a comida quente;
  • Luzes acesas na sexta antes do sol se pôr;
  • Ritual antes de cada refeição;
  • Luzes acesas no fds todo. (Detalhe: se eu esquecer das luzes e apagar sem querer, eles não podem me "pedir" pra acender porque seria como uma "ordem", que seria o mesmo que "trabalho" e eles não podem trabalhar no sábado, ai quando eu esqueço, eles vem aqui no quarto e falam que estão com um probleminha com o escuro, dai eu tenho que interpretar que eles precisam que eu acenda as luzes rsrsrs)


Esses 3 tópicos  são os que eu considero mais importantes e que você deve procurar saber antes de fechar seu match, porque você está disposta a seguir uma dieta complicada? A seguir regras para se alimentar? Seguir tradições que não fazem sentido pra você?
Ai você vira e fala: "Ah mais você não tem que seguir as tradições, você só e a au pair" kkkkk Vai nessa! Você cai de paraquedas na cultura, quando percebe já tá falando o básico do hebraico, sabendo todas as musicas em hebraico dos cds infantis, já sabe por que que menino tem que usar quipá, já ta assistindo ritual de circuncisão no 8º dia de vida do menino que ganha o nome quando cortam metade do piruzin dele fora, e por ai vai...

Bom, sei que do jeito que eu coloquei parece terrível, mas não é tãaaao ruim assim. Eu até gosto da minha família apesar das esquisitices. Imagino que exista nesse mundo auperiano muitas meninas que são au pairs de famílias com culturas diferentes e tem sido maravilhoso pra elas. Mas o que eu quero dizer com isso tudo é que se você quer viver uma experiencia "americanizada" como jantar de thanksgivin em família, com peru e torta de maça, natal com arvore de natal e presentes embaixo, curtir os feriados americanos com uma família patriota que te faça sentir americana, você deve avaliar isso tudo e decidir o que você quer pro seu ano.

Bjoks, fiquem com Deus.
Até o próximo post ;)

Se você ainda não se inscreveu no canal, clique aqui
Assine o blog para receber os próximos posts
Me sigam nas redes:
Instagram: Lomarodrigues
Snapchat: Pammyloma
Fanpage >> Curta aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário